18 Dicas de Conservação do Saxofone e Acessórios

Dicas para o saxofone, boquilha, palheta e sapatilha.
2 mar

18 Dicas de Conservação do Saxofone e Acessórios

Dicas para conservação do saxofone e acessórios

 

PALHETA

 

 

  1. Lave a palheta em água corrente após cada uso esfregando com o indicador e polegar da parte grossa para a parte fina (ponta) da palheta. Seque com pano limpo e guarde na caixinha. Dessa forma você irá conservá-la por muito mais tempo.

 

  1. Não deixe a palheta na boquilha, isso vai deteriorar a sua palheta. O que muita gente não sabe é que a médio e longo prazo a sua boquilha também será prejudicada com essa prática.

  2. Para retirar aquelas ondulações indesejadas da ponta da palheta que aparecem principalmente quando está calor faça o seguinte: Umedeça a ponta da palheta e pressione ela contra a mesa da boquilha (parte plana onde a palheta é colocada) com seu polegar por uns 10 a 15 segundos. Depois disso a palheta deverá ficar plana novamente e está pronta para usar.

  1. Quando você sentir que a palheta está ressecada, coloque ela mergulhada em um copo d’agua por cerca de 5 minutos. Depois retire, seque e experimente.

  1. Para colocar a palheta na boquilha, coloque primeiro a abraçadeira, depois a palheta, e aí ajuste a posição e pressão do parafuso. Dessa forma você evita o risco de quebrar a palheta.

 

BOQUILHA

  1. A mesma dica de higiene e conservação vale para a boquilha. Lave-a com frequência com água e se preferir, com sabão neutro. Use um pequeno pano, pedaço de esponja ou mesmo cotonete para limpar a parte interna também. Cuidado para não riscar sua boquilha.

  1. Use adesivo de boquilha. Prefira os mais finos, que não interferem muito na vibração da boquilha. O adesivo ajuda a preservar a boquilha e também a dar mais estabilidade e conforto para o apoio do dente na boquilha.

  2. Cuidado com quedas. A ponta da boquilha é muito sensível. Quebrá-la ou entortá-la, no caso de boquilha de metal, ira inutilizar sua boquilha. Use o cobre boquilha sempre que não estiver tocando.

 

SAPATILHAS

  1. Seque as sapatilhas após o uso. Ela é um dos itens que mais pode lhe causar dor de cabeça. Use papel seda, que pode ser comprado em lojas de música ou tabacarias. Se você preferir pode improvisar com papel higiênico ou papel sulfite comum.

  1. Se alguma sapatilha estiver “colando”, e isso é muito comum no inverno e especialmente na chave de sol# do saxofone, faça o seguinte: Passe um pouco de talco ou grafite em pó sobre um pedaço de folha de papel, espalhe com o dedo e retire o excesso, coloque debaixo da sapatilha que estiver colando. Aí pressione levemente a chave com um dedo e puxe o papel devagar. Repita se necessário. Dependendo do tipo de papel não é necessário nem o talco ou grafite.

SECAGEM DO INSTRUMENTO

  1. Use a escova secadora para remover a umidade do instrumento. Não deixe ela dentro do instrumento úmida. Isso irá danificar suas sapatilhas. Minha dica é que você leve um pano extra com você e sempre que utilizar a escova, seque-a e aí sim é possível deixa-la dentro do instrumento. Essa escova existe para sax, flauta, clarinete e instrumentos do naipe de metais. Existem outros recursos para a secagem da parte interna do instrumento.

 

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

  1. É muito comum, para quem viaja tocando, que aconteçam imprevistos com quebra ou soltura de molas, quedas de calços ou sapatilhas, entre outras surpresas. As vezes isso acontece com você prestes a subir no palco ou mesmo no próprio. Por isso listarei aqui alguns itens gratuitos ou muito baratos que podem lhe salvar:

  • Pinças. Pode ser de sobrancelha.

  • Alicate

  • Kit de Chaves de precisão. É barato e vai te salvar!

  • Cola Super Bonder ou similar

  • Lixa d’água 600 e/ou 400

  • Uma rolha ou pedaço de cortiça

  • Estilete pequeno

  • Barbante ou borracha de dinheiro

  • Cotonete, fita adesiva e veda-rosca. O veda-rosca pode servir para colocar na cortiça do tudel ou junções do clarinete e também resolver de forma improvisada algum vazamento nas sapatilhas.

  • Óleo de válvula

  • Isqueiro. Esquentar a chave na parte de metal para dilatar a sapatilha e resolver pequenos vazamentos. Deve ser feito com cuidado e conhecimento. É apenas uma ação de emergência.

  • Luz LED verificadora de sapatilhas. Coloque dentro do instrumento e feche as chaves. Onde passar a luz é porque há um vazamento.

 

TUDEL E CORTIÇA DO TUDEL

  1. Use a pomada para evitar que ela se parta, rasgue ou esfarele. Ela facilita o ajuste da boquilha também. Passe a cada 3 vezes que usar seu instrumento.

  1. Mais uma vez, não deixe a boquilha no instrumento. Isso vai deteriorar sua cortiça.

  1. Lave dentro do tudel com água corrente. Existe um acessório com cabo flexível e escovas nas pontas especial para a limpeza. Lembre que ele é um dos acessórios importantes para a produção e propagação do som no instrumento. O mesmo vale para bocais de flauta e barrilhetes de clarinete.

 

POLIMENTO

  1. Use o silvo para polir o corpo do seu instrumento. Ele é especial para superfícies de prata, mas dá para usar sobre outras também. Não use em excesso. Todo polidor é abrasivo. E tenha cuidado para não deixar cair o produto nas sapatilhas.

TRANSPORTE e MANUSEIO DO INSTRUMENTO

  1. Se você utiliza bags para transportar o sax terá que dobrar a atenção. A maioria que você encontra no mercado a preços menos salgados são bags inadequados para a proteção do sax. Vale você usar a criatividade para reforçar alguns pontos mais sensíveis do seu bag.

  2. Se você for deitar o sax em alguma superfície, coloque-o com a parte das chaves para baixo aproveitando as colunas do mecanismo como proteção para não entortar as chaves.

Deixe seu comentário e dicas de outras ações pra conservar o saxofone, palheta, boquilhas e outros acessórios!

Leave a Reply

Scroll Up